MUSEU QUILOMBOLA DA PICADA (RN): destaque brasileiro no 10º PRÊMIO IBERMUSEUS DE EDUCAÇÃO

Mobilização social por meio da educação Ao completar dez anos de existência, o Prêmio Ibermuseus de Educação reafirma-se como um importante instrumento no reconhecimento e…

Mobilização social por meio da educação

Ao completar dez anos de existência, o Prêmio Ibermuseus de Educação reafirma-se como um importante instrumento no reconhecimento e no fomento a iniciativas educacionais na Ibero-América, impulsionando o papel dos museus como agentes de transformação social e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural das comunidades onde estão inseridos. Em sua décima edição, um dos destaques do edital é um projeto da cidade de Ipanguaçu, localizada no interior do Rio Grande do Norte: trata-se do Museu Quilombola da Picada.

Vencedor na categoria I do edital, voltada para projetos em desenvolvimento, o Museu Quilombola da Picada reflete o desejo da comunidade em registrar suas memórias de resistência e de luta, bem como seus saberes e fazeres populares. Dessa forma, atua como um elemento catalisador ao impulsionar as pessoas da comunidade a se apropriarem das técnicas da museologia social e fortalecerem o protagonismo dos setores historicamente marginalizados.

Essa iniciativa integra um trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop), uma Organização Não Governamental (ONG) da comunidade quilombola situada na agrovila Picada, em Ipanguaçu. Os recursos financeiros obtidos por meio do Prêmio Ibermuseus de Educação permitirão ao museu realizar uma série de ações, tais como capacitações em bioconstrução, organização comunitária, inventário participativo e projeto expográfico para identificar, catalogar e disponibilizar o patrimônio cultural da comunidade.

Para obter mais informações sobre o Prêmio Ibermuseus de Educação e sobre o Museu Quilombola da Picada, acesse o site: http://www.ibermuseos.org/pt/recursos/noticias/premio-ibermuseus-de-educacao-apoia-a-criacao-de-museu-quilombola-no-brasil/