Preservando o Efêmero: novas formas de pensar a conservação e restauro de bens culturais contemporâneos – UFRJ

“Preservando o Efêmero: novas formas de pensar a conservação e restauro de bens culturais contemporâneos” é um seminário organizado pelo Laboratório de Pesquisas de Arte Efêmera…

Preservando o Efêmero: novas formas de pensar a conservação e restauro de bens culturais contemporâneos” é um seminário organizado pelo Laboratório de Pesquisas de Arte Efêmera Escola de Belas Artes – EBA da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ que busca reunir debates sobre as problemáticas latentes relacionadas à arte contemporânea, em específico ao tocante das obras que possuem a descontinuidade como essência conceitual. Esse ciclo de palestras surge a partir dos frutos da Bolsa Pesquisa PIBIAC concedida este ano a EBA-UFRJ e pretende-se que sua continuação se estenda a mais dois outros ciclos de palestras no decorrer deste projeto.

Buscando reunir o que existe de mais atualizado na matéria, relacionando a conservação-restauração do patrimônio cultural, o mundo das artes e seus novos paradigmas com a ciência da conservação, os novos materiais e tecnologias, tendo com referencia aspectos deontológicos e o resgate da memória. Para isso, contamos com a estrutura da duração de um mês de ciclo de palestras, com uma palestra a cada semana trazendo um profissional da área para apresentação de suas propostas.

Os convidados são:  Professora Doutora Maria Luisa Soares (EBA-UFRJ), Professor Humberto Farias (Doutorando pelo programa de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universitat Politècnica de València com orientação do Professor Dr. Salvador Muñoz Viñas e do professor Dr. Dr. Lino Garcia Morales da Universidad Politécnica de Madrid), Doutora Arianne Vanrell Vellosillo (Doutora Conservadora Restauradora no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía),  Convidado Especial Armando Mattos (Artista Plástico/Curador Independente)  e Carolina Kramm Lewandowski (pesquisadora bolsista PIBIAC neste projeto e graduanda da EBA-UFRJ).

O ciclo de palestras ocorrerá via transmissão ao vivo no Youtube, convidando para interação com comentários, perguntas e participações todos os interessados que estiverem assistindo, a fim de realizar uma troca de conhecimentos horizontal na produção de conhecimento acadêmico sobre a preservação de bens culturais levando em consideração as necessidades impostas pela pandemia.

Organizado por LAB_PAE/BAP_EBA/UFRJ.
A ocorrer nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto.

Canal do Seminário: https://www.youtube.com/channel/UCgtPPSwFyn5RKlQGr1hhA5w/featured

Para se inscrever clique aqui