Menu fechado

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como são definidos os temas abordados pelo Programa Saber Museu? Podemos distinguir dois grandes eixos principais que orientam e organizam a produção dos materiais instrucionais…

Como são definidos os temas abordados pelo Programa Saber Museu?

Podemos distinguir dois grandes eixos principais que orientam e organizam a produção dos materiais instrucionais e de difusão de conhecimento: conteúdos estruturados e conteúdos abertos.

Os conteúdos estruturados têm por base os programas do Plano Museológico e as principais políticas públicas e programas do setor museal.

Eles também dialogam com as demandas apresentadas pelo campo museal ao longo dos anos, tomando como referência temas como os já abordados nas oficinas presenciais realizadas pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU/IPHAN) e pelo Ibram, entre 2003 e 2012, e que continuam cruciais para o campo.

Podemos destacar, entre outros temas, o plano museológico, gestão de risco, conservação, educação museal, acessibilidade, inventário participativo, museus e público.

Já os conteúdos abertos representam oportunidades de registro, cujos materiais instrucionais podem ser relacionados aos temas do eixo do conteúdo estruturado ou não. São conteúdos focados em informações adicionais, pontuais, com diferentes abordagens e ou cujo assunto possa contribuir indiretamente para gestão e valorização do patrimônio museal. Como exemplo, podemos citar o tema “Legislação Museológica”.

Aos temas apresentados, outros serão incluídos, conforme a possibilidade de ampliação do Programa e de sua capacidade de absorver as demandas apresentadas.

O Programa Saber Museu contempla oficinas presencias?

Sim, o programa contempla capacitações presenciais pontuais, a serem realizadas em parceria com instituições interessadas.

O foco do Programa é a capacitação e difusão do conhecimento a distância, tendo em vista a grande quantidade de museus espalhados pelo Brasil e a incapacidade de oferecer cursos presenciais para todos eles.

Quem elabora os conteúdos dos materiais instrucionais do Programa Saber Museu?

Os conteúdos dos materiais instrucionais são elaborados por servidoras e servidores do Ibram ou por profissionais de notório saber indicados pela empresa especializada responsável pela adaptação e desenvolvimento dos produtos.

Quem emite o certificado de aproveitamento nos cursos EAD oferecidos pelo Programa Saber Museu?

O certificado dos cursos EAD será emitido pela Escola Virtual de Governo – EVG, um portal único que disponibiliza diversos cursos sobre os mais variados temas com enfoque na capacitação no serviço público. Com nossa parceira, ela disponibilizará os cursos produzidos pelo Saber Museu e fará a certificação de conclusão da capacitação.

Quem emite o certificado de participação em oficinas presenciais?

A participação em oficinas realizadas presencialmente serão certificadas pelo Instituto Brasileiro de Museus, dentro do Programa Saber Museu.

Posso contribuir com materiais instrucionais para o acervo do Programa Saber Museu?

O Saber Museu oferece a possibilidade de disponibilização de materiais tais como apresentações com interesse didático, gravações de eventos e publicações que contemplem os temas do campo.

O material pode ser enviado para suporte.ead@museus.gov.br e a equipe do Saber Museu avaliará a pertinência de sua disponibilização nas plataformas do programa.

Posso sugerir novos temas a serem abordados ou a disponibilização de materiais específicos?

Sim! Se você quiser sugerir novos temas a serem abordados ou indicar outros tipos de materiais instrucionais, entre em contato conosco por meio do endereço eletrônico: suporte.ead@museus.gov.br