Menu fechado

Mestrado Profissional em Memória e Acervos – Fundação Casa de Rui Barbosa

FCRB abre inscrições para o Mestrado Profissional em Memória e Acervos A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa…

FCRB abre inscrições para o Mestrado Profissional em Memória e Acervos
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) torna público que estão abertas, de 8 de setembro a 9 de outubro de 2020, as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Memória e Acervos, organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa. Ao todo, são oferecidas 20 vagas.
Área de concentração: Acervos Públicos e Privados: Gerenciamento, Preservação, Acesso e Usos
Linha de pesquisa 1 – Patrimônio Documental: Representação, Gerenciamento e Preservação de Espaços de Memória
Linha de pesquisa 2 – Práticas Críticas em Acervos: Difusão, Acesso, Uso e Apropriação do Patrimônio Documental Material e Imaterial
As inscrições devem ser feitas pela internet. Para tal, o candidato deve acessar o link http://www.atrio.scire.net.br/fcrb-ppgma/pub/Application.do?cycleId=5 e seguir o passo a passo.
O Mestrado Profissional em Memória e Acervos se insere no Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. O curso tem como principal objetivo a formação de gestores, técnicos e funcionários, em geral, que atuam com acervos públicos e privados diretamente ligados à conservação e à organização de documentos de natureza múltipla arquivística, museológica ou bibliográfica; curadores (de exposições, eventos, entre outros) de atividades que envolvam documentação de natureza diversa; gestores, funcionários, profissionais que trabalham com produção e difusão cultural, de espaços de memória; pesquisadores e responsáveis por eventos de natureza múltipla que utilizam acervos documentais em suas atividades correntes; estudantes recém-egressos da graduação, assim como o público em geral que esteja em busca de formação profissional na área de acervos e memória. O profissional receberá uma formação ampla, conceitual e prática, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, a apropriação de ferramentas e instrumentos que contribuam para o autodesenvolvimento, para atuar na área de acervos e memória.
O site do PPGMA – http://casaruibarbosa.gov.br/mestrado/ – tem o edital de seleção e outras informações.