Inscrições abertas para o curso Documentação de Acervo Museológico

Estão abertas as inscrições para o curso Documentação de Acervo Museológico! Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o curso é ofertados com carga horária de 40 horas, na modalidade de Educação a Distância (EaD).

A documentação é um processo técnico primordial para todas as funções do museu e é feita a partir de diretrizes específicas. Reconhecendo sua importância para gestão do patrimônio cultural musealizado e sua obrigatoriedade legal, o Instituto Brasileiro de Museus oferece, por meio deste curso, subsídios para a compreensão desse processo técnico.

O curso Documentação de Acervo Museológico destina-se aos profissionais que já atuam ou que queiram atuar em museus. Entretanto, qualquer cidadão com interesse no tema pode realizar o curso.

Para se inscrever clique aqui

O conteúdo foi estruturado em 3 módulos, a saber:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • 1. Entrada do objeto: como um objeto se torna um bem cultural musealizado; o objeto dentro do museu; histórico, conceito e importância da documentação museológica; legislação museológica e código de ética; política de aquisições e descartes.
  • 2. Organização – instrumentos de gestão: número de registro e marcação do objeto; livro-tombo e inventário; vocabulário controlado e Tesauros (Thesaurus); catalogação; controle de movimentação e localização.
  • 3. Difusão das informações: pré-requisitos para um bom Sistema de Documentação Museológica; pesquisa e divulgação nos museus; sistema DONATO/SIMBA.

Os próximos cursos do Saber Museu já têm data marcada para a abertura de inscrições:

– Inventário Participativo – 18 de abril 2020

Uma vez que estejam disponibilizados, os cursos ficarão permanentemente abertos a inscrições.

Você pode acessar os outros cursos com inscrições abertas clicando aqui!