Menu fechado

Documentação

Documentação museológica é o conjunto de rotinas e atividades técnicas necessárias a uma eficiente gestão das informações dos acervos museológicos. Estes procedimentos impactam diretamente nas…

Documentação museológica é o conjunto de rotinas e atividades técnicas necessárias a uma eficiente gestão das informações dos acervos museológicos. Estes procedimentos impactam diretamente nas funções básicas de uma instituição museológica: a preservação, a pesquisa e a comunicação. A documentação tem como particularidade reconhecer os acervos museológicos, independentemente de sua natureza, como suportes de informação. Por isso, está focada na busca, na reunião, na organização, na preservação e na disponibilização de todas as informações, sobre quaisquer suportes, que digam respeito a esses mesmos acervos.

Inventariar o acervo de um museu é obrigação prevista em diferentes dispositivos legais. A Constituição Federal de 1988, o Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/2009) e o Decreto nº  8.124/2013 ressaltam a documentação museológica como tema crucial para a preservação do patrimônio cultural. O dever legal recai sobre museus públicos e privados, que devem observar as diretrizes específicas da documentação museológica, de modo a cumprirem seu papel promovendo a devida gestão do patrimônio cultural musealizado.

MATERIAIS