Bolsas de Doutorado Museologia 2020-2023 Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”

Novo Programa de Bolsas de Estudo para o Doutoramento em Museologia 2020-2023 Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” O Departamento de Museologia da Universidade…

O Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em articulação com a sua Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” tem o prazer de anunciar a abertura de um programa de 8 (oito) Bolsas de Estudo, para o Curso de Doutoramento em Museologia, autorizado pelo Despacho n.º 10672/2012, para alunos dos países da CPLP.
As bolsas têm a duração de 36 meses e cobrem os encargos devidos à Universidade Lusófona para emolumentos e propinas (com exceção da taxa de candidatura, seguro escolar anual, certidões e Diploma de conclusão do grau de Doutoramento). O período para pedido de bolsa decorre até 31 outubro de 2020.
A informação do resultado será comunicada a cada candidato até 16 de novembro de 2020.Para os candidatos (as) selecionados a sua Candidatura online deve ser efetuada até 30 de novembro de 2020.
A parte curricular correspondente ao 1º ano do Curso de Doutoramento terá início a 19 de fevereiro de 2021 e termina no final de junho 2021.
Áreas de investigação:
As investigações a realizar, no âmbito do Património Cultural e da Museologia, deverão ter em consideração os objetivos da Cátedra, os quais seguem os instrumentos orientadores da UNESCO, em particular para a Educação, Cultura, Património, Museologia, Desenvolvimento e Diversidade cultural.
O processo é composto por duas etapas:
1- Avaliação curricular e científica do projeto
Envio do pedido de atribuição de Bolsa para o Departamento de Museologia até 31 outubro de 2020. O resultado será comunicado a cada candidato até 16 de novembro de 2020.
Para essa etapa devem ser enviados os seguintes documentos:
 Formulário de pedido de bolsa, com indicação de nome, morada, país, e- mail, telefone, data e assinatura do candidato (Formulário próprio);
 Projeto de investigação a desenvolver (ver nota*);
 Carta de motivação para a realização do doutoramento;
 Curriculum Vitae detalhado; (CiênciaVITAE, Lattes ou outro);
 Publicações científicas nas áreas da Museologia ou afins(opcional)
 Carta de recomendação (opcional);
 Cópia do Diploma de Mestrado em Museologia ou em áreas afins;
 Cópia de Documento de identificação;
 1 Fotografia
A candidatura/documentos devem ser enviados via e-mail, para o secretariado do Departamento de Museologia museologia@ulusofona.pt
2- Formalização administrativa junto aos Serviços Acadêmicos da Universidade
Os candidatos aprovados devem formalizar online a sua candidatura ao Programa de Doutoramento e, cumprindo os requisitos legais, proceder de seguida à sua inscrição no programa de doutoramento.
Passo 1: Candidatura ao programa de doutoramento
Até 30 de novembro de 2020, os candidatos aprovados devem submeter no site da ULHT (https://www.ulusofona.pt/doutoramentos/museologia) a sua candidatura ao Curso de Doutoramento em Museologia, efetuando o Pagamento da taxa de candidatura no valor de 140 Euros. (Despacho Administração de 15 de junho de 2020)
Passo 2: Efetivação da inscrição no programa de doutoramento
Depois da formalização da candidatura e do contato dos Serviços Académicos, o candidato deve enviar para o secretariado do Departamento de Museologia (museologia@ulusofona.pt ):
 o Certificado de Mestrado – para os candidatos que tenham obtido o grau fora de Portugal, o certificado deve ser devidamente apostilado;
 proceder ao pagamento da taxa do seguro escolar no valor de 40€ (anualmente).
Para qualquer dúvida, entre em contacto com o Secretariado do Departamento de Museologia
Drª Sthéfane Cristhie Moreira Tel: 217 515 500 ext:714
E-mail: museologia@ulusofona.pt
Nota * Modelo para apresentação do projeto de investigação a desenvolver
 Nome do(a) Candidato(a);
 Título provisório;
 Objetivos gerais da investigação: Deve-se apresentar com clareza o que será desenvolvido no projeto e principais problemáticas a estudar (máximo 500 palavras);
 Razões para a escolha do tema (máximo 1000 palavras);
 Antecedentes de investigação ou profissionais, relacionados com o tema (máximo 1000 palavras);
 Produção anterior (publicações, comunicações, organização/participação em eventos relacionados com o tema (máximo 1000 palavras);
 Outras informações que considere úteis para a avaliação do projeto de Tese (máximo 1000 palavras).