Menu fechado

Arquitetura de Museus

Os museus, enquanto instituições com fazeres e finalidades próprias, têm necessidades específicas que se relacionam diretamente ao meio físico que ocupam. A sistematização do conjunto…

Os museus, enquanto instituições com fazeres e finalidades próprias, têm necessidades específicas que se relacionam diretamente ao meio físico que ocupam. A sistematização do conjunto de necessidades de um museu no espaço é chamada de Arquitetura de Museus.
Colocando de maneira sucinta, a partir da sistematização das atividades administrativas e finalísticas a Arquitetura de Museus organiza os espaços para que possam suprir às necessidades funcionais, culturais e estéticas, entre outras, do público e do trabalhador do museu.
Além do estudo da Arquitetura de Museus possibilitar melhor atendimento às demandas museológicas das diferentes disciplinas e atividades, essa área de conhecimento ainda fornece elementos de investigação e pesquisa que possibilitam melhor usufruir – ao voltar-se para os materiais, técnicas e usos – daquela que é geralmente a maior peça do acervo dos museus: seu próprio espaço físico.

MATERIAIS